2ª Conferência Estadual do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher foi Sucesso Absoluto e um grande avanço para as mulheres conquistarem seus espaços


Mulheres que Coordenam a UBM - Núcleo de São Gonçalo do Amarante
Cristina Rastafári Coordenadora de Formação, Aparecida Bueno Coordenadora
de Eventos, Olga Leide Coordenadora de Finanças.
O município de São Gonçalo do Amarante/ RN, sediou neste sábado 28 de abril, a 2ª Conferência Estadual do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher. O debate contou com a presença de delegações de todo Rio Grande do Norte, entre elas: Natal, Mossoró, Assú, Areia Branca, Macaíba, Parnamirim, Ceará Mirim, Caicó e Extremoz e também da UBM - União Brasileira de Mulheres - Núcleo de São Gonçalo do Amarante/ RN que foi anfitriã e a principal articuladora para que este grandioso evento fosse realizado neste município. Também prestigiaram o evento membros convidados representando a CTB, PT, PV, FECEB/RN, UJS entre outros.

A abertura da Conferência teve como atrações culturais As Absolutas, grupo teatral composto por policiais femininas de Natal, que trouxe no seu enredo a trajetória da mulher desde a criação até os dias atuais. O cordelista Hailton Mangabeira de Macaíba com o cordel Sexo Frágil uma Ova e Jocélio Nunes da Caras e Bocas Companhia de Teatro de São Gonçalo do Amarante que interpretou Joana, no monólogo Gota D’ Água texto revitalizado do clássico de Eurípedes por Chico Buarque e Paulo Pontes.
George Câmara, João Oliveira, Olga Leide, Célia Maria, Antenor Roberto, Raimunda Gomes, Olga Aguiar E Joana Darc.  
A Tese foi apresentada aos militantes, delegados, delegadas e convidados por Raimunda Gomes, a Doquinha que é Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB. Em sua explanação Doquinha enfatizou sobre a luta da emancipação das mulheres e suas estratégias; pontuou sobre a importância de sabermos qual emancipação queremos e ainda abordou questões referentes ao machismo, violência contra a mulher que se expressa na descriminação de gênero e raça, esclareceu aos presentes sobre o cerceamento a participação de mulheres nas instâncias de poder, do avanço da aposentadoria para as donas de casas como forma de combater a pobreza entre mulheres idosas, da polêmica relacionada ao aborto, da ocupação do espaço no parlamento, que embora, tenha uma mulher como chefe do executivo nacional brasileiro ainda é baixo o número de mulheres que ocupam os espaços políticos.

Raimunda Gomes (Doquinha)Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB
Segundo Doquinha “precisamos inserir a pauta das mulheres na discussão política. Precisamos marcar presença e estarmos alertas para ocuparmos os espaços. Porque só com muita divulgação e mobilização conseguiremos a aprovação dos projetos, que encontra resistência em diversas bancadas no Congresso Nacional”.

Aberto o debate a plenária, este foi enriquecido com questionamentos e sugestões que contribuíram para redimensionamento das propostas elaboradas.
A senhora Francisca Valda de Natal, propôs que a 2ª Conferência se posicione a favor do projeto de lei de iniciativa popular, por 10 % da receita bruta da união para a saúde e pelo SUS 100% público sem transferência da gestão de políticas públicas para organizações privadas (aceita pela plenária).

Estes foram alguns dos temas abordados durante o debate que originou a Carta compromisso da 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da mulher, etapa estadual realizada em São Gonçalo do Amarante-RN (abril de 2012), contendo as reinvindicações que serão discutidas e aprimoradas em Brasília de 18 a 20 de maio. A carta tem como pontos relevantes os seguintes itens:
·  * Lutar pela criação da Secretaria Municipal da Mulher para articular, fortalecer e implementar as políticas públicas para as mulheres;
·    * Lutar pela implementação da Lei 10.778 sobre a notificação compulsória de casos de violência contra a mulher atendida em serviço público de saúde; e
·       * Lutar pela criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Após a leitura e aprovação da carta compromisso foram escolhidos os 4 delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Conferência Nacional, são eles: Joana Darc Leite - Natal, Canindé de França -  Natal, Célia Maria da Silva -São Gonçalo, Lucinete Maria da Costa – Caicó, Lucineide Adelino Freire – Mossoró.
O presidente do PCdo B estadual Antenor Roberto ressaltou que é uma das prioridade do partido as questões relacionadas às mulheres e agradeceu a presença de todos os conferencista, o acolhimento do Comitê Municipal do PCdoB e a UBM - União Brasileira de Mulheres – Núcleo de São Gonçalo do Amarante que falando da importância de cada uma para o sucesso deste grandioso evento encerrou a 2ª Conferência Estadual do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher.
“A Emancipação Humana é um desafio
muito grande e necessário” Fátima Viana.
Recepcionistas da Conferência: Any Silva, Thuysa Andrielly e Ana Flávia

Efigênio Silva  Cerimonial da Conferência


Grupo Teatral @bsolutas- Policiais Femininas

Hailton Mangabeira

Jocélio Nunes

Professora Célia Coordenadora Geral da UBM-Núcleo de São Gonçalo do Amarante/RN



Olga Leide e Lucinete Maria - Delegada de Caicó

Por Cristina Rastafári e Olga Leide
Fotos: Efigênio Silva (Todas as fotos do evento você curti no facebook da redepindorama)

8 comentários:

  1. Boa matéria cristina.. gostei até agora não vi outra matéria mais completa e bem feita do que essa. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Max, valeu pelo elogio, estamos na luta pelos nossos direitos, bem como,a igualdade de gênero. E precisamos do apoio de todos, homens e mulheres para alcançarmos uma sociedade justa.

      Excluir
  2. Ai.. o melhor portal de São Gonçalo com a melhor matéria concordo com meu amigo maz que tem experiencia em blog a muitos anos e essa matéria fico muito boa.. continue assim cristina.

    ResponderExcluir
  3. É isso ai garoto. São as mulheres rumo a conquista de seus espaços políticos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria também. Assim como a Ana Cristina falou temos que ir a Luta pelos nossos direitos e pela igualdade de Gênero sim. Nos mulheres temos que estar sempre juntas nessa luta. Parabéns Ana Cristina pela matéria e pela luta.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho. Tenho fé que daqui a alguns anos vamos ter em nosso município mulheres fortes e determinadas como vocês, que lutarão com muita garra pela nossa emancipação politica e humana. E que venham as conquistas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Temos a obrigação de lutar pela nossa emancipação, somos parte importante neste processo, não desistiremos da luta companheira ,mesmo que não posamos usufruir deste direito.

    ResponderExcluir
  7. Somos responsáveis pelo nosso futuro estes são apenas os primeiros passos de uma longa caminhada.

    ResponderExcluir

Ultimas Noticias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...