Os desafios da educação e do desenvolvimento: a Educação Infantil em São Gonçalo do Amarante/RN

CRISTINA RASTAFÁRI Pedagoga, Pós Graduanda em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do RN; Editora do Portal de Comunicação Cristina Rastafári é Professora da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo do Amarante/RN. E-mail: criscordecanela@yahoo.com.br
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Por - Da redação do Portal de Comunicação Cristina Rastafári.
Por muito tempo as instituições de Educação Infantil no Brasil foram entendidas como um espaço de assistência social, onde as crianças eram levadas para serem cuidadas, tinham em sua pratica um caráter de assistência social garantindo as crianças o cuidar, sem contar que “o uso de creches e de programas pré-escolares como estratégia para combater a pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de atendimento de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez, de recursos materiais; precariedade de instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto.”(RCNEI, p. 17).
Com a provação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)l, Lei 9.394/96 à Educação Infantil conquistou o reconhecimento legal, hoje é considerado instrumento valioso para o desenvolvimento da criança. Em virtude desta nova visão, as famílias, mesmos as que possuem condições de prover os cuidados necessários com os filhos, começaram a buscar o atendimento em centros pré-escolares, interessadas mais na assistência educacional, consolidando na sociedade dois modelos perceptíveis: a creche, de caráter assistencial, com cuidados durante o dia inteiro e a pré-escola de caráter educacional com tempo máximo de quatro horas.



Já a Constituição Federal/88 situa a creche no âmbito da educação e a LDB, determina a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica (título V, capitulo II, secção II, art. 29) cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança construindo nas mesmas estruturas de bases sociais, afetivas e cognitivas.
Na atualidade a Educação infantil no município de São Gonçalo do Amarante vem desenhando um novo parâmetro de orientação para garantir os Direitos da Criança a uma aprendizagem de qualidade na Educação Infantil, na interação da criança com o meio, o mundo, o universo e, sobretudo a construção de ideias mediante as relações pessoais, sociais e culturais na sua amplitude da diversidade e complexidade entre o Eu e o Outro, partindo da realidade local em busca do conhecimento globalizado.
Esse novo parâmetro vem sendo realizado em parceria com os educadores infantis e comunidade escolar num processo de capacitação de seus profissionais, estudos e acompanhamento pedagógico objetivando a construção de um referencial com orientações curriculares políticas e pedagógicas para atuação do docente na Educação Infantil no âmbito do Município. Tudo para garantir a criança a ampliação de seus conhecimentos, suas habilidades e competências firmadas nos pilares da educação no que diz respeito ao saber CONHECER, FAZER, SER E CONVIVER.
A partir desta perspectiva vem sendo realizada um conjunto de ações planejadas, estruturadas, sequenciadas e articuladas que viabilizem a construção e execução da proposta de forma precisa e objetiva, estando em curso uma série de medidas no sentido de reforçar a efetivação da  Educação Infantil, como sendo uma expressão de afirmação do direito e da cidadania.
Educação com qualidade social
São vários os nossos desafios, tanto do ponto de vista profissional enquanto trabalhadores da educação, como cidadãos que temos responsabilidades com o presente, e principalmente com o futuro, sem descurar do resguardo dos valores construídos e herdados de outras gerações e, que com os quais nos deparamos na atual situação. O contexto do presente nos coloca em certo grau de responsabilidade, pois na condição de cidadãos e cidadãs sãogonçalenses, temos alguns deveres a serem cumpridos, dentre os quais o de estabelecer a Educação Infantil como foco central de nossa intervenção pedagógica. A educação necessita ser de qualidade social elevada, precisa ser uma meta, e dela deve constar a Educação Infantil como prioridade, para tanto devendo, receber do poder público, dos profissionais que a exercem e da própria sociedade atenção diferenciada.
Ao tratarmos do sistema de educação, e no caso específico da educação infantil no município de São Gonçalo do Amarante, não devemos perder de vista que o nosso município ostenta o quarto lugar, dentre os mais importantes do Rio Grande do Norte.
Já contando extraoficialmente com mais de cem mil habitantes e projetada para aumentar sua influência econômica e social, São Gonçalo passa a enfrentar desafios de um município que se credenciou para ter em seu território o maior e mais importante aeroporto de passageiros e cargas da América Latina, além do que é na atualidade um dos principais pólos de captação e atração de investimentos públicos e privados, diga-se, de muita importância para colaborar com o nosso processo de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda.
Tudo isso demanda investimentos, formação e mudança de atitudes, podendo se encontrar na educação parte das soluções e alternativas para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de nosso povo. Nada melhor do começar pela educação infantil.

NOTA:
Esta matéria foi veiculada no Jornal osãogonçalense do amigo Manacy Henrique, Edição Mensal-Ano VI-Nº 70, na Pagina 5.
Obrigada Manacy pela publicação.
Da redação do Portal de Comunicação Cristina Rastafári.
Postado Por: Cristina Rastafári

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